terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Fase na Nuvem no Super Mario?

A história: Diziam que se você conseguisse fazer algumas premissas secretas do jogo, habilitaria uma ponte até aquela nuvem no meio do oceano (vide imagem abaixo), e nessa nuvem haviam mais uma fase "secreta".

Mito - Não existe nenhuma fase a mais do que as incríveis 96 (se não me engano) do game normal. O que vier a mais é um hack do jogo.

Vídeo-game estraga televisão?

A história: Talvez, essa seja a lenda que mais dê pano para manga. Vou contar uma parte de minha vida que essa lenda atrapalhou e muito he he he...! Em tempos de 1990, auge de alguns console maravilhosos, eu possuia um lindo ATARI que o meu padrasto havia me dado, mas a minha mãe e ele só me deixavam jogar no maximo 1 hora por dia pois alegavam que o console estragava a TV. Eu sempre retrucava e reclamava daquilo, mas fazer o que né! Melhor 1 hora do que nada. Passou um tempinho e o meu padrasto comprou uma tv velhaca para eu jogar com a minha irmã. Pois bem, acredito que todos você devem imaginar o que aconteceu né, a tv da casa pifou e a que era só para vídeo-game funcionou anos e anos, e era de segunda mão hein. Pois bem! Esse pensamento bobo que fez com que muitas crianças passassem pelo mesmo problema que eu

Verdade/Mito - Mas antes que me apedrejem e apareça a minha mãe aqui dizendo que sempre teve razão, vamos aos fatos.

Para exibir as imagens tanto dos games quanto dos canais, as TVs "de tubo" utilizam um dispositivo chamado Tubo de Raios Catódicos. Basicamente, ele estimula elétrons que são disparados numa tela coberta de fósforo, que é estimulado e brilha. Cada ponto da tela é estimulado de forma a emitir luz de uma certa cor (vermelho, verde ou azul), e a soma de milhões de pontos emitindo luz gera as imagens que vemos.

De fato, se uma certa região da tela é estimulada por um longo período de tempo, isso pode desgastar o fósforo que a recobre, tornando a imagem esmaecida ou até mesmo "queimando" aquele ponto da tela. O argumento de quem acha que isso é verdade é que certas áreas da tela de um jogo, como a que mostra o número de vidas ou a pontuação, como não se movem podem gerar esse desgaste.

Ou seja, o que poderia causar um problema seria os games de tela estática. Aqueles que tem sempre o mesmo fundo e com a mesma cor. Mas vale lembrar que o princípio que o vídeo-game usa, os vídeos cassetes e outros aparelhos também usavam.

Bem, esse mito fica meio a meio pois o princípio é verdadeiro, mas nunca ouví ou ví uma tv que tenha estragado dessa forma.

Afinal, que eu saiba o único caso da história de uma TV estragada por um videogame é o do vídeo abaixo:

soprar cartucho quando ele não funcionava direito funciona?

A história: Muitos de nós, que jogaram vídeo-games de cartucho, tiveram problemas com travamentos e até mesmo o jogo dar umas "agarradinhas" durante aquela boa partida, o que se fazia então? Um bom e velho assoprão resolvia tudo.

Mito - Funciona nada, pelo contrário, prejudica. Você até pode estar removendo uma eventual “poeirinha” alojada dentro do console ou do cartucho, entretanto a umidade presente na sua respiração irá promover a corrosão dos pinos, causando danos irreparáveis ao cartucho.

Nesse caso o melhor mesmo é passar um bastonete com algodões em suas pontas (vulgo cotonete) com um pouco de álcool — já que essa substância é muito volátil e portanto evapora rapidamente. Também é bom tentar usar uma borracha, no caso tinha que ser aqueles refis de "lapiseira-borracha" que eram bem fininhos e grandes. Eles funcionavam bem.

O PLAY travou!!! Ah! Vira de cabeça para baixo que vai...

A história: Essa eu mesmo ví em milhões de lugares hauahuahauhaua...! Quase todo mundo que tinha um PSone virava ele de cabeça para baixo, pois diziam que isso ajudava a ler melhor os jogos e fazia com que o canhão chegasse mais perto da mídia. Alguns chegavam ao cúmulo de dizer que isso fazia com que o console rodasse jogos de PS2.

1/2 Verdade - A parte de virar o console é uma meia verdade, mas quantos console do PSone você viram dar grandes problemas? O fato é que realmente, virando o console de cabeça para baixo funcionava na maioria dos caso em que eu presenciei. Não achei nenhum embasamento técnológico para isso, mas ponho como verdadeiro.

Mito - Pelo fato do PSone poder ler discos de PS2? Tais de sacanagem? Para que então alguém desenvolveria um console com milhões de recursos a mais? E basta levar em consideração o tipo de mídia estes consoles lêem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário